A Riot Games lançou um novo post onde fala sobre o ano que tivemos no League of Legends. Como todos sabemos, 2020 foi um ano fora do normal e trouxe desafios extra. A Riot diz que tem muitas coisas planejadas para os próximos anos e por isso teve de se concentrar em fortalecer os fundamentos do jogo.
O foco da editora foi tornar cada partida um pouquinho melhor, e, para o fazer, foi preciso cumprir algumas promessas e abordar alguns problemas de longa data. O ciclo do jogo foi separado em três categorias: pré-partida, durante a partida e pós-partida.
O desempenho do cliente foi onde foi colocado mais esforços para melhorar a experiência fora das partidas. Começando pelo aprimoramento da telemetria para entender melhor o que estava por trás de áreas problemáticas, como a Seleção de Campeões e as telas pós-partida. Como o cliente apresentou instabilidade, foram realizados uma série de melhorias em estabilidade, responsividade e tempo de carregamento.
O cliente atual inicia mais rapidamente, levando 16 segundos ou menos para grande parte da comunidade. Melhorias na arquitetura trouxeram mais estabilidade e responsividade às telas mais utilizadas, como a Seleção de Campeões, o fim de partida, as Runas e as Coleções. Foram também reduzidas as falhas por memória insuficiente em 49% e corrigidos mais de 100 bugs para melhorar a navegação.
O mapa evolutivo de Summoner’s Rift tem como objetivo aumentar a distinção entre o início, meio e fim de jogo. A Riot tem vindo a adicionar oportunidades e mecânicas que podem ser aproveitadas de diferentes maneiras. Com as Almas de Dragões, a Riot queria criar uma condição de vitória alternativa ao Barão. As Almas de Dragões (e o Dragão Ancião) criaram momentos de tensão envolvendo os dragões, que não costumavam ser objetivos de muita prioridade no fim de jogo.
A editora admite que a variação nas partidas com os Rifts Elementais e os tipos de Almas foi menor do que esperava. Mas, no geral, ficou feliz em ver que as mudanças enriqueceram as tomadas de decisões no nível macro e os confrontos por objetivo.
A Forja Mítica tentou resolver um problemas que se acumularam ao longo de várias temporadas. Desde identidades confusas, árvores de construção peculiares, itens sempre/nunca comprados levaram a que fosse necessário uma verdadeira reformulação. A abordagem da Riot foi feita por classe, para garantir que todo mundo tivesse as necessidades supridas pela loja. Outra das grandes novidades foi a adição dos itens Míticos. A Loja de Itens foi também reconstruída completamente, já que ela é o principal ponto de interação com o sistema.
Em relação ao comportamento, a Riot mudou também a sua forma de agir em 2020. O foco deixou de ser a reintegração dos jogadores e passou a ser a melhoria do ambiente dentro do jogo. Isso significou uma melhor detecção de pessoas que ficam ociosas e que morrem intencionalmente. As alterações levaram a um aumento de 50% a mais na punição de mortes intencionais.
A Riot tentou distribuir melhor suas posições e funções dos novos campeões e conectá-los a eventos de maneira mais impactante e temática durante os lançamentos. Um exemplo disso foi o sucesso da conectividade adicional do Florescer Espiritual envolvendo as histórias de Lillia e Yone. O balanceamento de Campeões no lançamento foi melhor em 2020 do que noutros anos. Isso foi visível na menor necessidade da atualizações de rebalanceamento.
No início da Temporada, foram prometidos modos de jogo juntamente com cada evento e trazer de volta modos suficientes para todo mundo poder aproveitar várias opções além de Summoner’s Rift. A Blitz do Nexus redesenhada, URF com Seleção, URFeA e Todos por Um se tornaram modos constantes para a comunidade do LoL aproveitar nos eventos. Em 2021, a Riot irá continuar a buscar oportunidades de experimentar e desenvolver a variedade de modos.
Em relação à preocupação de algumas pessoas com o impacto que LoL sofreria com a Riot lançando outros jogos, a editora responde com o sucesso de 2020. O evento Florescer Espiritual teve um grande impacto e o Mundial de 2020 teve o maior público da história.
A Riot anunciou recentemente a algumas das alterações que está para preparando para LoL em 2021. O MOBA vai receber uma série de mudanças em Campeões, itens e alterações nas partidas de colocação/decaimento das ranqueadas. A primeira atualização de 2021 será em 6 de janeiro. Confira o Cronograma de Atualizações de League of Legends para 2021.
A atualização nas ranqueadas tem como objetivo garantir que o começo da próxima temporada seja menos frustrante para todos. Assim, foi removida a complexidade do sistema no Diamante, já que costumava ter um decaimento completamente diferente. A nova versão é mais clemente com quem está no Diamante e tem regras mais flexíveis do que o Mestre+.
A Riot confirmou também que está trabalhando num novo MMO de League of Legends.
Veja mais informação no site oficial de League of Legends.