Organizar Por

  1. Sagati
    4.0
    Gráficos

    Jogabilidade

    Comunidade

    Um classico "Morrendo aos poucos"

    Certamente já foi um grande mmorpg, o jogo possui uma premissa excelente, uma boa jogabilidade possuindo Quests, Achievements, imenso mapa para explorar dentre outros. Mas posso dizer que a desenvolvedora aos poucos está abandonando o jogo, para um jogo com mais de 15 anos, pode-se dizer que a Cipsoft já não tem mais interesse em atrair novos players, como resultado o jogo está "Morrendo aos poucos". Caro leitor caso tenha interesse no jogo, lembro que é considerado um jogo "Difícil" gastara muitas horas treinando, upando, e certamente só será um player "forte" após anos dedicados ao jogo.
    (-1)
    Você achou esta análise útil?
  2. Alucarde
    1.0
    Gráficos

    Jogabilidade

    Comunidade

    não vale a pena!!!

    não vale a pena!!! jogo ultrapassado!!!

    Quanto aos gráficos:
    Bem, quem joga desde o começo sabe que melhorou um pouco, mas não pode melhorar muito mais porque é caracteristica do jogo, é 2D! E tem de continuar sendo 2D. Gráfcos estilo Zelda. Mas pelo amo de Deus , tem umas coisas que a CIP deveria ter mais consideração! Observe as montanhas e os barcos! RPG MARKER faz jogos com gráficos de melhor qualidade. Acho que a propria CIP não vê futuro no game.
    Só tem 4 outfits para FA (Free Acount) e 8 PA (Premium Acount), além do que as outfits não mudam de acordo com o item que o personagem carrega consigo.

    LAG

    Porque Tíbia tem tanto lag?

    Porque o game não é dividido em mapas, o cenário é unico, ou seja, toda a informaçãodo que esta acontecendo é enviado para todos os players independente de onde eles estejam. Imagine a quantidade de informação que é enviada, agora imagine se fosse dividido em mapas como ocorre com praticamente todos os outros MMORPS.

    Será que isso gera sobrecarga?


    COMBATES

    Porque o combate é ruim em tibia? Primeiramente, todos vão dizer somente por aparecer números e fumacinhas sem nenhum GIF e movimento do char, mas não é só isso.


    Começando com a preparação pra um combate em tíbia. Vida, em qualquer jogo, você precisa estar com sua barra de vida em boas condições pra enfrentar batalhas que tomem um pouco de trabalho. Em tibia, não é diferente, mas o que acontece? A vida recupera MUUUITO lentamente, o que isso resulta? Você demora demais pra se preparar para um combate, torna o jogo lento, além da espera ser chata e sem graça. Poção de vida? Recupera pouco em tíbia, além de que pode ser um tanto caro. Runas e magias? Recuperam, mas infelizmente, o MP também demora pra recarregar, ou seja, não adianta você ir com a vida cheia e sem o MP cheio... resultado? Mais espera.

    - Runas de ataque: em quanto tempo um mago faz uma porção grande de runas? Demora muito tempo em tíbia, digo por conta propria, alguns magos gastam toda a semana fazendo runas para no fim de semana torrar todas em um combate.

    - Summons: eles não te protegem, só atacam e ainda roubam XP sua. Vale mesmo a pena gastar MP para fazê-los? Talvez sim, mas em outros MMOs logicamente que rende bem mais além dos mesmos te protegerem (tanking/blocking).

    - Caçadas: por causa do lance do MP, vida e runas, demoram 1 semana pra preparar uma, em um jogo de MMORPG qualquer é possível se preparar em menos de 20 minutos, ou seja, mais diversão.



    Em Tíbia não existem grandes táticas de combate, run and shoot são o básicos de qualquer jogo, existem apenas 3 modos de combate em Tibia. Runas de bloqueio e essas coisas duram muito pouco tempo, além de ser difícil fazê-las (e lerdo), não existe nenhum tipo de ataque especial no tíbia, nenhuma arma faz algo de especial (a não ser luz).

    Competição louca por XP, em quase nenhum jogo é assim, onde você tem que gritar "MINEEEEEE" que nem um louco se não o cara vai lá e rouba seu monstro, MMORPGs comuns não deixam roubar um monstro que você já atacou
    dai os tibianos falam: mas e para matar bixo em grupo? Bem, existem coisas chamadas GROUPS/PARTY, tem até um sistema parecido em tibia, mas ele não funciona para esse propósito (o que é um disperdicio... CIP é muito burra ou muito vagal).

    PVP

    Primeiramente vamos aos principais aspectos de combate oferecidos por Tíbia.

    Locomoção: A locomoção em Tíbia é através de quadrados e não só por esta razão, mas devido a LAGs e Glitchs do próprio jogo, fica prejudicada a movimentação durante um momento “tão importante” que é a luta entre jogadores.

    Limites: Tíbia oferece um número muito limitado de magias, lembrando que muitas são compartilhadas, não contribuindo assim na diversidade entre classes, sem contar que as próprias classes não oferecem isso também, por se resumirem em apenas quatro.

    Estâncias de Combate: Em estâncias de combate, Tíbia oferece apenas Run, Attack e Block, simplesmente o básico do básico, digno dos primeiros joguinhos de luta.

    Equipamentos: Os equipamentos (escudo/arma) de tíbia funcionam fora de um padrão, sendo que não exigem do player uma característica em especial para serem usados, basta que o você apenas o tenha.

    Diante de tantos limites, problemas e falta de padronização, é possível ver que a estratégia no PvP de Tíbia fica completamente prejudicada. De nada adianta um sistema de PvP, se a variações de táticas e vantagens de um player para outro são mínimas. A estratégia na batalha fica de lado deixando que o level decida quem irá vencer.

    O PvP de Tíbia não tem um motivo ou relação direta com a história, simplesmente não há uma razão no game para lutas se não o propósito pessoal de cada jogador, empobrecendo o Role Play e o próprio PvP.

    O Sistema de PvP em Tíbia é incompleto contendo apenas PvP (Player VS Player) e PvE (Player VS People Environment), não existem guerras entre guildas, facções, ou por qualquer outro motivo que seja.

    Cenários

    Essa categoria está dividida em 3 partes: cidades, cenario e cavernas.

    Começando com algo que não pode faltar em qualquer jogo medieval cavernas.

    As cavernas em tibia têm grandes problemas, um deles são os monstros, em tibia não existe quase nenhuma caverna com uma história de fundo nela, ou seja, é só uns buracos com varias salas cheias de monstros que não tem nada a ver um com o outro, parece um zoológico. Tenho um bom exemplo disso: existe uma área em tibia que é o reino dos mortos, mortos vivos e mais morto vivos, ok, ai tudo bem, mas como eles explicam a presença de 1 dragão lorde, 2 dragões, uma aranha gigante, 2 aparições e alguns outros monstros JUNTOS na mesma sala apenas esperando os jogadores chegarem? Bem, meio sem nexo, não? Como os monstros conviviam pacificamente até os heróis chegarem (todos vêm com a vida cheia)??? Como os dragões sobreviveram lá e porque não fogem?

    Outra coisa é: os monstros não sobem escadas mesmo tendo mãos, porque um orc para de atacar um humano que subiu uma escada? Os temíveis orcs de tibia tem medo de escadas? OU SERÁ QUE A CIP TEM PREGUIÇA DE PROGRAMAR OS MONSTROS PARA SUBIREM? Dai os tibianos falam: para não lurarem os monstros, haha só em tibia ocorre esse chamado LURE, porque em outros jogos, quando você sai da área onde o monstro fica, ele para de te seguir e retorna para lá, DIFICIL DE PROGRAMAR? Não.


    Cidades:
    Primeiro de tudo: Cadê os cidadãos em tíbia, só tem uns vendedores ali e acabou? Tem um ou dois NPCs em cada cidade que esta ali só pra enfeitar, ah, esquecemos que tibia não da pra fazer uma cidade ficar populosa ou todos ficamos presos, isso é um erro de jogabilidade horrível mas não cabe a mim falar isso nesse artigo, Tibia da pra LURAR montros, mas incrivelmente a guarda da cidade não faz nada, pode ter uma guerra nas ruas que nada irá acontecer.
    NOTA: até MMORPGs antigos como UO tem um sistema de segurança nas cidades.


    Cenários:
    Você provavelmente já viu uma montanha em tíbia, achou real? hehehehehehehe Provavelmente NÃO, tiles mal feitos? Sim. Da para perfeitamente fazer uns Tiles na diagonal, vários jogos 2D tem isso.

    Outra coisa, em tibia, já que da para lurar monstros, os DEVs não se preocupam em por obstáculos, a famosa ponte dos anões é recheada de aranhas gigantes matando os pobres newbs tibianos.



    Penalidade de morte

    Dentre as diversas características do jogo esta seria a principal por mais afastar que atrair jogadores. Simplesmente não se pode olhar para algo como a Penalidade de Morte em Tíbia como uma vantagem, não só por ser exagerada, mas por contribuir no desenvolvimento de reações negativas, tanto para a comunidade como para o próprio jogador.

    Quais seriam estas reações? As principais são Stress, Ódio e Depressão.

    O Stress por prender o jogador a um limite contínuo e crescente que deve ser policiado por ele mesmo, inibindo o aproveitamento do jogo.

    O Ódio pela pessoa que o matou ou pelo próprio jogo caso o motivo de sua morte seja algo técnico.

    Depressão, convenhamos que ninguém treina um char para que venha perder tudo a frente, depressão após a morte em Tíbia é grande devido o exagero da penalidade.

    Mesmo que seja imperceptível para um “viciado”, a pena por morte é a base das principais reações emocionais negativas, quebrando o conceito de jogo, o qual vem com o propósito de proporcionar entretenimento. Agora, se para algumas pessoas entretenimento é sofrer, sentir pressões emocionais conseqüentes de um jogo, me desculpem, mas estas pessoas devem ser caracterizadas como masoquistas. =|

    Não só por reações emocionais, mas a pena por morte faz parte de uma das maiores “barreiras” estabelecidas por Tíbia a seus jogadores. Não existe propósito em estabelecer limites e preços tão altos em um mmorpg a ponto de decepcionar as próprias pessoas que o jogam.

    Outro ponto que gostaria de comentar é sobre o tal “medo” causado por essa pena de morte, chegando a ser visto pelos tibianos como uma vantagem por ser um sentimento tão real conseqüente da alta pena. O medo em jogos nunca é um medo materialista, “o medo da perda”, devida suas reações negativas citadas acima. Existem métodos de se provocar medo em um jogo sem prender seu jogador a limites, quem nunca jogou alguma série de Resident Evil na vida? O problema é que esse método exigem uma certa imersão ao game, tal qual Tíbia não tem como oferecer.

    Imersão

    Nada melhor em um jogo que se sentir na pele de seu próprio personagem. O que Tíbia oferece em aspectos de Imersão? Nada, gráficos, engine gráfica, jogabilidade, som, mal uso da história e diversos outros problemas do jogo, criam uma situação incompatível com o principal conceito de imersão, que é o realismo, e contrariando o que muitos pensam, gráficos é apenas uma parte do problema.

    Em defesa os tibianos dizem que a pessoa deve ter capacidade de imaginação e role play para jogar tíbia, mas uma coisa é comparar características entre jogadores, outra é criticar características do jogo, visar falhas do jogo como vantagens é simplesmente ridículo.



    Ou seja, no final disso tudo, eu tiro uma conclusão: tibia não é e jamais será um mmorpg decente,
    Tíbia é um jogo preso ao passado com desenvolvedores incompetentes, updates não vão resolver o problema de Tíbia. Não vejo espaço para Tíbia.
    (-8)
    Você achou esta análise útil?

Escreva Uma Análise Sobre Tibia!